Legislativas 2025
Candidatos
Algarve

Daniel Viegas, 1º
Nascido na cidade industrial de Remscheid na Alemanha,
local onde passei a minha infância e frequentei o ensino escolar básico.
Filho de pais algarvios que necessitaram de emigrar em prol de uma vida
melhor, sempre com fascínio por Portugal e pelo Algarve.
Aos 16
anos de idade mudei-me, por iniciativa própria, para o Algarve.
Frequentei o ensino secundário em Loulé e, posteriormente, licenciei-me
em Economia pela Universidade do Algarve em Faro.
Sempre
apaixonado por Economia e Política, desenvolvi o meu percurso
profissional em diversas áreas, maioritariamente associados à gestão de
empresas. Ver Página

Sofia de Landerset, 2º
Nasci em Lisboa, de ascendência alemã, suíça e... algarvia. Há 22 anos, vim viver para Portimão. Conhecia o Algarve desde sempre: a minha família passava aqui as férias desde o início dos anos 70. Descobri, no entanto, que a realidade da vida no Algarve é muito diferente da de Lisboa. Uma distância geograficamente pequena, mas económica e culturalmente enorme. Uma região que estava tão perto, mas tão longe das preocupações dos decisores em Lisboa.
O Algarve que me acolheu a mim, ao meu marido e aos nossos cinco filhos, deu-nos a oportunidade de criar uma pequena empresa familiar. É apenas uma entre tantas que existem nesta região turística, onde todos trabalhamos para bem receber quem nos visita.
O Algarve tem um potencial enorme por concretizar. Acredito que a forma de o fazer está nas mãos de cada algarvio, de nascença ou de coração, com liberdade, independência, e confiança no futuro. Um futuro liberal!

João Apolónia, 3º
43 anos, pai de 3 filhas. Formei-me em Psicologia Social e das Organizações. Após formação, voltei ao Algarve para integrar na gestão dos negócios de família e empreendi na área da restauração e da cultura, onde desenvolvi vários projectos.
A Iniciativa Liberal foi para mim uma lufada de ar fresco no contexto político atual, apresentando-se como uma alternativa séria e disruptiva que veio ligar as pontas soltas que eu identificava em diferentes partidos.
Por isso, concorro pela IL para contribuir para um Algarve alinhado com valores liberais, os quais acredito serem os que permitirão trazer crescimento e capacitação para todos.

Salomé Luz, 4º
48 anos | Silves | Diretora Financeira
Natural da freguesia de Alte, Concelho de Loulé, casada, mãe da Carolina e do Bernardo.
Estudei
dos 10 aos 18 anos em Silves, depois fui para Lisboa onde me licenciei
em Economia, com Especialização em Economia da Empresa pela Faculdade de
Economia da Universidade Nova de Lisboa (agora Nova SBE).
Durante
18 anos trabalhei na Banca de Empresas, conhecendo desta forma o tecido
empresarial do Algarve e as dificuldades que os Empresários enfrentam
todos os
Desde 2017, trabalho no Grupo Aqualgar como Diretora Financeira.
Juntei-me
ao Partido Liberal em 2021, por considerar que TODOS devemos ter
Liberdade nas nossas escolhas, mas sempre respeitando o princípio que “A
nossa Liberdade acaba onde começa a Liberdade do outro."

Bernardo Lopes, 5º
Nasci em Faro em Novembro de 1999. Cresci e vivi em Vale Judeu, concelho de Loulé, até aos 18 anos, momento em que fui estudar para Lisboa para tirar a licenciatura em Animação Sociocultural, na Escola Superior de Educação de Lisboa, em Benfica. Durante os 3 anos de licenciatura, foram várias as experiências de contacto com o público. De todas as experiências que tive, houve duas que me marcaram particularmente. Uma delas foi o estágio no GIRA (Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa), onde fiquei a perceber que a Doença Mental é uma realidade mas que não é um limite. A outra foi num lar (Lar Nossa Senhora do Amparo – Carnaxide), onde tive a oportunidade de presenciar de perto aquela que foi a realidade dos lares em plena pandemia, e pude realizar sonhos de alguns idosos e promover a autonomia e a participação ativa desta faixa etária que infelizmente é constantemente colocada de lado.
Em 2021 iniciei no mundo das viagens onde me apaixonei pela organização de Cruzeiros e circuitos e pelo acompanhamento em viagens. Decidi em 2025 lançar o meu projeto, abrindo uma agência de viagens própria.
Desde 2021 que sou membro da Iniciativa Liberal por acreditar que é com a liberdade económica, social e Individual que conseguimos descomplicar e acelerar Portugal.

Alícia Frango, 6º
Sou natural de Albufeira e estou a terminar o Mestrado em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, com especialização em Urbanismo, Transportes e Sistemas. Atualmente, desenvolvo a minha dissertação em colaboração com o CEiiA.
Acredito que é possível melhorar o que nos rodeia e, por isso, sou sempre ativa nas comunidades onde me insiro. Representei os estudantes da minha faculdade de diversas formas, entre as quais no Conselho de Escola e na Associação de Estudantes. Fora da universidade, mantenho uma ligação forte ao Algarve. Pratiquei judo durante vários anos e, desde 2014, sou árbitra da modalidade, representando a região.
Sou liberal porque acredito na liberdade de escolha, na responsabilidade individual e no poder das ideias para transformar. Sou candidata da Iniciativa Liberal pelo círculo de Faro porque quero dar voz a uma geração que não se conforma, que participa e que constrói.
Jovem, algarvia e pronta para lutar por um Algarve com futuro.

Artur Fonseca, 7º
Natural do Porto com 42 anos de idade e 38 de Portimão.
Não foi por opção que vim, mas é por paixão que cá vivo e por cá constitui família.
Com frequência universitária em Gestão, e curso técnico em Fotografia, desempenho atualmente funções de Team Manager na área dos seguros, após 20 anos de cargos de gestão e liderança de equipas na área do retalho especializado de eletrónica de consumo, com experiência nacional e internacional.
Sou liberal, porque acredito que somente o liberalismo salvaguarda a verdadeira liberdade económica, social e política do individuo!
Quero um estado mais eficiente e menos dispendioso, quero que os portugueses tenham mais rendimento disponível ao final do mês, que tenham opções de escolha na Saúde e na Educação, e uma Justiça mais célere.
Somente a Iniciativa Liberal, pode garantir isto.

Liliana Teixeira, 8º
21 anos, sou da Fuseta e sou licenciada em Ciência Política pelo ISCSP. Neste momento estou a frequentar o mestrado em Governação e sustentabilidade do mar no ISCTE. Entrei na IL no ano de 2021 e faço parte do Grupo de Coordenação local do núcleo de Faro.
Estou na IL porque prezo pelas nossas liberdades individuais e é o partido que mais me identifico ideologicamente a todos os níveis. Acredito que a IL é a única solução viável para garantir um bom futuro a Portugal e que sair do país não seja uma opção para os nós jovens.

Pedro Bettencourt, 9º
59 anos é natural de Ponta Delgada em São Miguel nos Açores, casado com 4 filhos e uma neta. É Gestor de operações aeroportuárias e emergência na ANA Aeroportos de Portugal com 35 anos de experiência no sector da aviação, a trabalhar em Faro desde 2000. Participou em 2001 numa missão portuguesa na gestão do aeroporto de Dili em Timor Leste, sob os auspícios das Nações Unidas, onde foi responsável operacional pela gestão do aeroporto.
Antes de ingressar no aeroporto de Ponta Delgada em 1989 como Oficial de Operações Aeroportuárias, trabalhou como fiscal de obras e desenhador de construção civil na Secretaria Regional de Obras Públicas, organismo pertencente ao Governo Regional e como rececionista de um hotel na cidade.
Tem uma licenciatura em Ciência Sociais com minor Administração e Ciência Política na Universidade Aberta em 2015.
Na função que exerce é um homem que gere equipas multidisciplinares, virado para a ação, respostas assertivas, decisões rápidas, especialmente em contexto de emergência / gestão de crises. Tem contactos diretos com diversos organismos públicos e privados no âmbito da sua atuação profissional.
Sentiu como muitos portugueses, os efeitos da crise financeira de 2008/2009, tenho os rendimentos congelados durante quase uma década, testemunhado a emigração de familiares diretos, o desespero dos filhos pela falta de condições de emancipação e projeto de futuro, tudo em resultado da mediocridade ideológica das políticas públicas.
Tendo surgido no espectro político português um partido (a IL), com coragem para afastar o Estado egocêntrico da organização da sociedade e colocar em seu lugar o individuo e a liberdade como força motriz da sua atuação, não tive dúvidas em tornar-se membro.
O Algarve padece de muitos problemas que são transversais ao país: estagnação económica, saúde, habitação, mobilidade, mas de um em particular que é a escassez de água, desde logo porque é um bem essencial à vida e acima de tudo porque condiciona a prosperidade e o futuro do Algarve.
Não se conforma com o rumo do país e do Algarve, e quer fazer parte da equipa que irá fazer Portugal crescer.
Suplentes

Nelson Cachita, 1º
48 anos, natural de Beja mas residente em Albufeira desde 2003.
Sou técnico de Infraestruturas ferroviárias especializado em sinalização ferroviária. Desde cedo ligado ao associativismo em várias áreas e com um interesse especial por política.
Desde sempre tive dificuldade em me rever num partido político, sempre achei que faltava qualquer coisa nos partidos existentes.
Há uns anos atrás a navegar pela internet encontrei uns vídeos que me chamaram á atenção pela sua simplicidade e como me revia no que era dito.
O protagonista desses videos era o Carlos Guimarães Pinto, comecei a procurar mais e tornei-me eleitor da IL.
Há três anos atrás recebi o convite para o Núcleo de Albufeira do qual sou hoje muito orgulhosamente vice coordenador.

Rute Penteado, 2º
50 anos, natural de Santarém, licenciada em Engenharia Civil (Ramo Hidráulica), pós-graduada em Avaliação Imobiliária. Técnica Superior da Administração Pública, tendo exercido funções no Ministério do Ambiente entre os anos de 2000 e 2003, mais de 16 anos na Câmara Municipal de Lagos, tendo exercido funções de dirigente entre 2013 e 2015, inclusivé. Atualmente, em mobilidade a colaborar com a Câmara Municipal de Vila do Bispo na Divisão de Obras Municipais. Possui vastos conhecimentos na aplicação do Código da Contratação Pública, Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, Lei dos Solos, Lei da Água, Regime Jurídico de Urbanização e Edificação. Membro do Núcleo de Portimão da Iniciativa Liberal.

Vitor Cardoso, 3º
52 anos, natural de Luanda, Angola. Licenciado em Ciência Política e Relaçoes Internacionais, possui um curso de especialização em Cidadania e Governação e um Diploma de Estudos Avançados em Gestão Pública. Técnico Superior da Administração Pública, exercendo atualmente funções no Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., na área de relações internacionais. Vasta experiência em diversos organismos públicos, tendo exercido funções técnicas e dirigentes nos domínios da formação profissional, recursos humanos e relações internacionais. Membro do núcleo de Portimão da Iniciativa Liberal.

Andreia Baião, 4º
Filha de farenses, nasci e cresci na cidade de Faro, onde vivi até aos 18 anos, altura em que ingressei na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde me licenciei e posteriormente obtive o meu grau de mestre em Ciências Jurídico-Forenses.
Regressei ao Algarve em 2018 para me estabelecer profissionalmente e estar próxima das minhas raízes.
Enquanto jovem em início de vida adulta, rapidamente percebi que as políticas adotadas há décadas, não só dificultaram o futuro da minha geração, como também limitaram o desenvolvimento do país.
Na Iniciativa Liberal encontrei a esperança de uma mudança real: um projeto assente na liberdade individual, na responsabilidade e na construção de um país desenvolvido, próspero e capaz de oferecer oportunidades económicas e sociais a todos.
É por acreditar que Portugal pode ser muito mais do que tem sido que me apresento como candidata pela Iniciativa Liberal.

João Viegas, 5º
42 anos, natural de Faro sou gestor na grande distribuição com 19 anos de experiência no ramo. Entrei para a IL pois identifico-me com o ideias e acredito que Portugal merece melhor do que temos tido nos últimos 30 anos.